Os Açores registaram hoje três novas infeções pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19, na ilha de São Miguel, aumentando para 80 o número de casos ativos, avançou a Autoridade de Saúde Regional.

“Decorrentes das 1.315 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados três casos positivos”, na ilha de São Miguel, revelou a Autoridade de Saúde Regional, no seu comunicado diário.

Um dos casos, um homem de 57 anos, não residente nos Açores, “proveniente de uma ligação aérea com o continente americano”, foi diagnosticado no teste realizado à chegada à região.

Os outros dois casos, uma mulher de 48 anos e um homem de 52, também não residentes nos Açores e “provenientes de ligação aérea com território continental português”, tinham apresentado um teste com resultado negativo, realizado antes do embarque, mas tiveram resultado positivo no teste realizado “após o sexto dia”.

Desde o início do surto, foram registados nos Açores 384 casos de infeção por SARS-CoV-2, tendo ocorrido 16 óbitos e 235 recuperações.

Atualmente, contabilizam-se 80 casos positivos ativos, dos quais 64 na ilha de São Miguel, nove na ilha Terceira, dois na ilha do Pico, dois na ilha do Faial, um na ilha Graciosa, um na ilha de Santa Maria e um na ilha das Flores.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.468 pessoas dos 137.272 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados