Segundo nota informativa da Atlânticoline, esta informa que, na sequência da comunicação, por parte da Direção Regional de Saúde, da existência de um caso suspeito do novo coronavírus Covid-19 que viajou a bordo do “Mestre Jaime Feijó” na viagem Velas/Madalena da manhã de quarta-feira, 4 de março de 2020, a empresa acionou o Plano de Contingência desenvolvido para o efeito.

Assim, e logo que a empresa foi informada desta ocorrência, o que aconteceu ao início da tarde de hoje, foi efetuada uma desinfeção completa ao navio, com a supervisão do Hospital da Horta. A desinfeção decorreu ao fim da tarde, tendo a última viagem da Linha Azul sido realizada com a embarcação “Cruzeiro das Ilhas” enquanto o procedimento decorria. Neste momento, o ferry já se encontra novamente operacional para realizar as próximas viagens.

Até que sejam conhecidos os resultados dos exames à passageira, os colaboradores da Atlânticoline que com ela tiveram contato direto vão permanecer em isolamento social. Caso se confirme a infeção, o isolamento manter-se-á pelo tempo convencionado pelas autoridades de saúde.

A Atlânticoline recomenda aos passageiros da viagem referenciada que contactem a Linha de Saúde Açores (808 24 60 24), reforçando o apelo da Autoridade Regional de Saúde ao cumprimento de todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para referida linha.

A Atlânticoline reforça ainda a recomendação aos passageiros para que evitem viajar caso tenham sintomas associados ao Covid-19.

O Plano de Contingência preparado pela Atlânticoline, além de cumprir com as recomendações das autoridades de saúde regionais e nacionais, tem por objetivo sistematizar o modo de prevenção, controlo, atuação e comunicação de eventuais ameaças derivadas da infeção, tanto de colaboradores como de passageiros, com o Covid-19.

Atlânticoline /Rádio faial | Foto: Direitos Reservados