A autoridade marítima alertou hoje para a possibilidade de agravamento das condições do mar no grupo ocidental dos Açores e nas “ilhas do Triângulo” (São Jorge, Pico e Faial), e pediu à comunidade marítima para adotar medidas de proteção.
Em comunicado enviado às redações, as capitanias do Porto de Santa Cruz das Flores e do Porto da Horta chamam a atenção para as previsões no grupo ocidental (Flores e Corvo), ilhas onde “a agitação marítima de noroeste pode atingir valores superiores a quatro metros de altura significativa” a partir da tarde de hoje.
As ondas poderão aproximar-se dos “seis metros de altura significativa” na sexta-feira, refere ainda a autoridade marítima, acrescentando que “nas ilhas do Triângulo a agitação marítima, também de noroeste, pode atingir valores de quatro metros de altura significativa”.
A autoridade marítima aconselha a comunidade marítima a “adotar medidas de precaução e proteção, evitando as áreas de maior exposição à ondulação, verificando e reforçando a amarração, ou preferencialmente varando em lugar seguro as suas embarcações”.
“A população em geral não deve frequentar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima”, segundo o comunicado, que aconselha na proximidade da orla marítima “uma atitude de permanente vigilância”, já que “o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.
Lusa/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados