… em dia da Rádio, dia da nova plataforma da Rádio Faial!
Em primazia, este primeiro Botar Sentido é para este espaço que me acolhe. Um espaço que inova para melhor responder aos cidadãos que pretendem obter informação pública. Apresenta-se num dia especial, no Dia da Rádio. Jornalismo digital é mais um elemento que aproxima a comunicação social dos cidadãos, desde logo pela imediata acessibilidade à informação. Parabéns à Rádio Faial!
… num homem que vem “de uma região com nove ilhas. Com 245 mil habitantes…”
É o primeiro Açoriano a assumir a vice-presidência do Comité das Regiões e será também o primeiro Açoriano em 2022 a assumir a presidência do Comité das Regiões. É o nome dos Açores, de Portugal, é a bandeira da coesão regional que se afirmam. É um político hábil, um homem que representa muito mais do que 245.000 habitantes. Representa a coesão e a capacidade política para afirmar aquele que é o sentimento das autoridades regionais e locais em matérias essenciais para o desenvolvimento coeso de políticas sociais, na coesão económica, nos transportes, na energia ou nas mudanças climáticas. O Presidente do Governo dos Açores orgulha os Açorianos com a posição que passa a ocupar e reforça a notabilidade da região.
… numa mulher que nos deixou…
Zuraida Soares, num artigo que para enaltecer um político, um homem, conseguiste, pela pior razão, “forçar-me” a introduzir a paridade, bandeira que muito defendeste entre tantas outras. Privei contigo poucos meses. Mas foi o suficiente para sentir um enorme respeito pelas tuas posições e um gosto enorme em ouvir-te. Foi um privilégio debater contigo e até hoje foste a mais difícil adversária no debate político. Foi mesmo um privilégio. Nem sempre concordando, mas, acredita, noutras vezes a concordar, ora expressando essa concordância, ora em silêncio… Até um dia, Zuraida. Uma Mulher combativa e oradora de excelência que se afirmou na terra que a acolheu e que, tão precocemente, nos deixou.
Sónia Nicolau