A Câmara Municipal da Horta quer garantir a igualdade de oportunidades, no acesso dos jovens estudantes às novas tecnologias de informação. Com o terceiro período a arrancar, em toda a Região, com aulas à distância, a Câmara Municipal vai avançar com a aquisição de equipamentos informáticos para complementar a oferta disponibilizada pelo Governo Regional dos Açores.
Através do Fundo de Emergência Social, que foi reforçado na última reunião de Câmara, a autarquia vai adquirir 60 equipamentos informáticos e 60 acessos à internet, indo ao encontro das necessidades que ainda se verificam nas escolas do concelho, com as quais o Município se encontra a articular as necessidades ainda existentes.
Para José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, “esta medida pretende abranger os estudantes das escolas do concelho que integram agregados familiares desfavorecidos e que, por essa via, possuem rendimentos mais baixos e maior dificuldade de aquisição desse tipo de equipamentos”.
“Neste momento, não conseguimos precisar durante quanto tempo este sistema de ensino à distância poderá funcionar, mas uma coisa não podemos permitir: que aqueles que têm menos recursos, sejam duplamente penalizados”, salientou José Leonardo Silva, destacando, por outro lado, “o grande esforço de adaptação que, não só o Governo, mas sobretudo as escolas, os professores, os pais e também os alunos têm feito para dar uma resposta positiva, ao nível do ensino, naquele que é um tempo excecional das nossas vidas”.
Os equipamentos serão atribuídos às escolas do concelho, em sistema de empréstimo, para dar resposta à necessidade urgente de meios para garantir o ensino à distância, ficando, no futuro, disponíveis, em bolsa, para ser utilizados em outros projetos escolares.
CMH/Rádio Faial | Foto: CMH