A Câmara da Horta promove, mais uma vez, em parceria com as escolas do concelho, o projeto “Autarca por um dia”. Esta é uma iniciativa que pretende incutir nos mais jovens o espírito crítico e despoletar para uma cidadania mais ativa e interventiva na vida da sua comunidade, através de uma Educação para a Política.

Para o efeito, a autarquia desenvolveu, nos dias 10 e 13 de fevereiro, sessões de divulgação aos alunos do sétimo e do décimo anos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, bem como aos formandos dos cursos técnicos do 1° e 2.° anos da Escola Profissional da Horta, durante as quais foi explicado que “Autarca por um dia” tem como principal objetivo a apresentação de uma ordem de trabalhos com as propostas eleitas pelos alunos, que serão apresentadas e discutidas pelos representantes eleitos, como verdadeiros vereadores por um dia, em sede de reunião de Câmara, com o senhor presidente da CMH. As propostas aprovadas serão incluídas nos documentos de gestão do Município, do ano seguinte.

Este projeto, que se enquadra nos princípios da carta das Cidades Educadoras, rede da qual a cidade da Horta faz parte, pretende mostrar aos jovens como é o processo de eleição de um mandato autárquico e dar a conhecer o processo de decisão da autarquia, nomeadamente as funções exercidas pela autarquia, em particular pelos órgãos do Executivo, com o objetivo de aproximar os jovens da vida política.

Os aluno do 1° e 2.° ciclos também terão a oportunidade de serem “autarcas por um dia”, recebendo, durante o mês de março, sessões de divulgação deste projeto municipal.

Os alunos das escolas faialenses vão poder elaborar as suas propostas em áreas como Educação e Juventude; Desenvolvimento Sustentável; Cultura, Lazer e Desporto e Combate às Dependências e Estilos de Vida Saudável.

CMH/Rádio Faial | Foto: CMH