O Governo dos Açores aprovou o Plano Regional de Emprego 2020-2024, que define as “áreas e os grupos sociais prioritários” de atuação do executivo neste âmbito, foi hoje anunciado.

Reunido em Santa Maria, o Conselho de Governo açoriano aprovou na terça-feira o documento, que tem como eixos estratégicos o acompanhamento das pessoas desempregadas, a formação e qualificação, o emprego e estabilidade laboral e a contratação coletiva e adequação salarial.

Na leitura do comunicado, que aconteceu hoje, em Vila do Porto, o secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, adiantou que o plano estabelece as “linhas de ação e medidas a implementar” para a “melhoria da qualificação e da empregabilidade dos açorianos”, e que será apresentada publicamente nos próximos dias.

O executivo açoriano deliberou ainda a autorização das operações urbanísticas para construção de dois empreendimentos turísticos na freguesia de Água de Pau, no concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel.

Em causa estão os empreendimentos Ann’s Vineyards, com 102 camas, e Caloura Heights, com capacidade para 85 camas, ambos apartamentos turísticos de quatro estrelas, promovidos por um casal belga.

O Governo dos Açores realizou entre segunda-feira e hoje uma visita estatutária a Santa Maria, cumprindo a imposição do Estatuto Político-Administrativo da região.

O estatuto determina que o executivo regional visite cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano e que o Conselho do Governo se reúna na ilha visitada.

Lusa/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados