O presidente do Governo Regional anunciou hoje que o seu executivo está a “avaliar” com a Universidade dos Açores a instalação na ilha do Faial de um laboratório para a realização de testes da covid-19.
Vasco Cordeiro declarou que o laboratório funcionará nos mesmos termos dos existentes nas ilhas de São Miguel e Terceira, sendo este projeto um “ganho importante”.
O líder do executivo açoriano reuniu hoje, em Ponta Delgada com os responsáveis das nove unidades de saúde de ilha e dos três hospitais dos Açores para promover uma reflexão sobre a retoma da normalidade do Serviço Regional de Saúde.
Vasco Cordeiro considerou que o novo laboratório insere-se na capacidade de resposta que se pode dar no âmbito da pandemia da covid-19, “sobretudo num cenário de retoma progressiva e gradual da normalidade” através das ligações aéreas e movimentação de pessoas”.
O presidente do Governo Regional anunciou ainda que, no mês de junho, se vai avançar com a “retoma progressiva” em todas as ilhas dos Açores da atividade de prestação de cuidados de saúde, um trabalho que disse já estar em curso.
O chefe do executivo açoriano referiu, por outro lado, que os mecanismos suplementares de recuperação das listas de espera de cirurgias e consultas anteriores à pandemia “continuam em vigor” e “estão a ser ponderados e utilizados” pelas unidades do Serviço Regional de Saúde.
Questionado sobre um reforço financeiro e de recursos humanos para fazer face às listas de espera, Vasco Cordeiro declarou que este já teve lugar no âmbito do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e do Serviço Regional de Saúde, no início da pandemia.
“Há um esforço que está ser feito para intervir numa dupla vertente: não apenas recuperar daquilo que não foi possível fazer durante o período de pandemia, mas também intervir em situações que podem prevenir face ao risco de uma segunda vaga”, afirmou.
No entanto, não excluiu um reforço de meios para fazer face às listas de espera cirúrgicas e de consultas na retoma da prestação de cuidados de saúde.
“Em função do planeamento das unidades de saúde e o que estava previsto no início do ano, não é de excluir (um reforço de meios), sendo obviamente uma perspetiva que está em cima da mesa mas, neste momento, o que houve foi um hiato de tempo em que houve um conjunto de mecanismos que não puderam ser utilizados, de intervenções que não puderam ser feitas, o que reforça os recursos disponíveis”, declarou.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, duas recuperações de infeção por SARS-CoV-2, e não há novos casos positivos de covid-19, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
No seu comunicado diário, a entidade informa que “as 445 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de covid-19”.
Até ao momento, já foram detetados na região um total de 146 casos de infeção, verificando-se 124 recuperados, 16 óbitos e seis casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, dos quais, cinco são na ilha de São Miguel e um na ilha do Pico.
Portugal contabiliza 1.342 mortos associados à covid-19 em 31.007 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.
Relativamente a segunda-feira, há mais 12 mortos (+0,9%) e mais 219 casos de infeção (+0,7%).
Lusa/Rádio Faial | Foto: GaCS