O Hospital da Horta suspendeu esta segunda-feira, dia 16 de março, o direito a acompanhante no internamento desta unidade. Além desta medida, foi novamente reduzido o período de visita, passando este agora a estar limitado a uma pessoa e ocorrendo apenas entre as 18h30 e as 19h30.
Estas são medidas restritivas no âmbito do planeamento que está a ser feito decorrente da pandemia COVID-19.
De referir que será apenas permitido acompanhante na Pediatria, durante o trabalho de parto e em situações de cuidados paliativos.
Já os utentes de outras ilhas e os que estão na Unidade de Cuidados Intensivos recebem visitas apenas das 14h30 às 15h30.
Mantém-se a obrigatoriedade dos visitantes não puderem apresentar à entrada do Serviço tosse, febre e dificuldades respiratórias. Acresce a este facto, a não autorização da entrada de visitas/acompanhantes que tenham vindo, nos últimos 14 dias, de um dos países da lista da OMS com transmissão local ou que estejam em isolamento social/quarentena.
O Hospital da Horta apela ainda que no Serviço de Urgência, o acompanhamento dos utentes só pode ser feito por uma pessoa, que deverá aguardar na Sala de Espera. No caso de crianças, pessoas com necessidades especiais ou idosos com limitações, podem ser acompanhados por uma pessoa. Se houver mais acompanhantes, devem ficar no exterior do edifício.
Pede-se também a compreensão para que se limite as vindas ao Hospital ao essencial, não sendo permitido o acompanhamento nas salas de espera, nos postos de atendimento de consulta e para a realização de exames. Só será permitida um acompanhante na Oncologia, nas consultas e exames pediátricos e para pessoas com necessidades especiais ou idosos.
Tendo em conta a redução do período de visita, o Hospital da Horta disponibiliza, entre as 9h00 e as 11h00 um número de contato (292 201 152), durante os dias úteis para os familiares dos doentes internados puderem obter informações. Para outros assuntos, o hospital recomenda a utilização do 292 201 100, entre as 8h30 e as 20h30.
Além das restrições mencionadas, o Hospital da Horta encontra-se a reorganizar toda a sua atividade clínica.
Apela-se à compreensão das pessoas, uma vez que esta gestão está a ser feita diariamente, tendo em conta a própria evolução da pandemia e as orientações que são emanadas pela Autoridade da Saúde.
Pede-se que os utentes não liguem para o hospital a pedir informações, uma vez que condicionam o trabalho dos colaboradores. Em caso de cancelamento é a unidade que irá contatar o utente. Caso não seja contatado é porque a atividade prevista irá ser realizada conforme programada.
A Farmácia do Hospital da Horta mantém igualmente o seu horário de funcionamento para entrega de medicação a utentes. Este serviço esclarece que tem stocks para as necessidades, estando ainda disponível para facultar uma maior quantidade de medicamento, evitando assim o número de vindas ao hospital, e para fazer a entrega a familiares dos doentes.
Outra das medidas tomadas pelo Conselho de Adminstração passa também por determinar que a deslocação de doentes para o exterior só aconteça em casos urgentes e inadiáveis.
Lembramos ainda que caso tenha sintomas, deve em primeiro lugar recorrer à Linha Saúde Açores, 808 24 60 24. Se for para esclarecimentos não clínicos tem à disposição na Região o 800 29 29 29.
HH/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados