A ilha do Faial vai passar a dispor de um laboratório habilitado para a realização de testes Covid, numa parceria com a Universidade dos Açores. A medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, no final de uma reunião de trabalho com o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva.

A instalação do laboratório resulta daquelas que foram as recomendações da Câmara Municipal da Horta ao Governo Regional dos Açores, no âmbito da apreciação ao “Roteiro da Região Autónoma dos Açores – Critérios para uma saída segura da Pandemia Covid 19”.

No final da reunião, o Presidente da Câmara Municipal anunciou a disponibilidade da autarquia para colaborar na instalação das infraestruturas necessárias à realização de despistes da Covid-19, à chegada ao Aeroporto da Horta, para que “este procedimento se torne célere e não seja impeditivo da procura pelas Ilhas do Triângulo”, salientou José Leonardo Silva, Presidente da CMH.

“Neste momento é preciso alavancar a nossa economia e isso só se consegue se reforçarmos, também, os procedimentos na área da saúde”, esclareceu José Leonardo Silva para quem, a confiança e a segurança no destino é fundamental na hora de escolher esta zona do arquipélago e os Açores”, frisou.

Para Vasco Cordeiro, “o laboratório, a instalar em breve, insere-se na capacidade de resposta que, também por esta via, podemos dar, sobretudo num cenário em que, com a retoma progressiva e gradual da normalidade, com ligações aéreas e marítimas, se vai verificar uma maior mobilidade de pessoas”.

“Estamos na fase de procedimento administrativo para aquisição de equipamentos que permitirão instalar o laboratório no Faial”, explicou o presidente do Governo Regional dos Açores.

Na reunião foram igualmente analisados os investimentos em curso no Faial e que permitem relançar a economia da ilha, entre os quais a construção do novo edifício para as empresas marítimo-turísticas, a segunda fase das obras de requalificação da baía, cujos testes já estão a decorrer no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, as obras no Hospital da Horta ou as intervenções que vão decorrer no âmbito do Furacão Lorenzo.

CMH/Rádio Faial | Foto: CMH