A Diretora Regional da Energia salientou hoje, na Horta, que os pontos de carregamento rápido para veículos elétricos incluídos na rede de acesso público dos Açores já contemplam 18 localizações, adiantando que serão disponibilizadas um total de 26 até ao final do primeiro semestre deste ano.

Andreia Carreiro, que falava na inauguração da primeira infraestrutura de carregamento rápido da ilha do Faial, reiterou que este ponto, “à semelhança do que acontece com as restantes localizações de carregamento de veículos elétricos no arquipélago, tem assistência garantida 24 horas por dia”.

“Aquando da concessão e contratualização do fornecimento, instalação e manutenção das infraestruturas de carregamento, o Governo dos Açores salvaguardou a celeridade da resolução das questões pontuais de avarias e falhas técnicas, que deverá ser assegurada pelas entidades responsáveis num tempo máximo de dois dias úteis”, frisou.

Nesta deslocação ao Faial, a Diretora Regional entregou também um certificado energético ao Centro de Dia da Conceição, no âmbito do Programa de Eficiência Energética nas Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores, tendo apontado, na ocasião, as vantagens decorrentes da implementação das medidas de melhoria do uso da energia referidas naquele documento, emitido ao abrigo do Sistema de Certificação Energética de Edifícios dos Açores (SCE Açores).

Andreia Carreiro esteve também presente numa ação de sensibilização sobre eficiência energética dirigida a estabelecimentos hoteleiros e empreendimentos turísticos, no âmbito do galardão Miosotis Azores, que pretende reconhecer os alojamentos que implementam boas práticas ambientais, aliadas ao uso racional e eficiente da energia, enquanto fator de posicionamento no mercado e aumento da competitividade no setor.

A sessão realizada no Faial decorreu após uma ação idêntica que teve lugar em São Miguel, e antecedendo a que se vai realizar, em breve, na Terceira.

GaCS/Rádio Faial | Foto: GaCS