A Assembleia Legislativa dos Açores vai apreciar, esta semana, um conjunto de propostas apresentadas pelos partidos que visam a criação de novas medidas de apoio para combater a crise provocada pela pandemia da covid-19.

Uma das propostas é apresentada pela bancada do PS (o maior grupo parlamentar da região) e defende a criação de um programa de apoio extraordinário para a Cultura nos Açores, no sentido de compensar os profissionais desta área, que estiveram impedidos de exercer a sua atividade na região.

Também o Bloco de Esquerda leva a plenário uma proposta para que sejam criadas bolsas de formação e certificação para os profissionais de informação turística dos Açores, uma das classes mais penalizadas com a quebra que o setor atravessa no arquipélago.

Os 57 deputados regionais vão ainda analisar uma proposta da bancada socialista que propõe a prorrogação do prazo de candidatura ao Vale Digital Açores e ao Vale Exportar Açores, destinados aos empresários açorianos, que viram a sua atividade afetada pela pandemia.

Das nove ilhas dos Açores, apenas São Miguel tem atualmente casos positivos ativos, num total de 124, dos quais 22 no concelho da Lagoa, um no Nordeste, 82 em Ponta Delgada, dois na Povoação, dois em Vila Franca do Campo e 15 na Ribeira Grande, segundo o boletim de hoje da Autoridade de Saúde Regional.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.080 casos positivos de covid-19 no arquipélago, tendo recuperado da doença 3.819 pessoas. Morreram 29.

A agenda parlamentar desta semana inclui ainda uma proposta do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, que altera o regulamento do concurso de pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, e uma proposta de alteração ao regime jurídico do movimento associativo desportivo, apresentada, em conjunto, pelo PSD, CDS, PPM, Chega e Iniciativa Liberal.

O parlamento açoriano vai ainda eleger, nesta sessão, os representantes da Região no Conselho Económico e Social, no Conselho Nacional de Educação, no Conselho de Opinião da RTP e na Comissão de Análise e do Promédia – programa de apoio à Comunicação Social privada.

O parlamento açoriano é composto por 57 deputados, em representação de oito forças políticas (PS, PSD, CDS, Chega, BE, PPM, PAN e IL).

A coligação PSD/CDS-PP/PPM (26 deputados) tem o apoio parlamentar do Chega (dois deputados) e da Iniciativa Liberal (um deputado), garantindo assim maioria absoluta no hemiciclo regional, com 29 dos 57 lugares.

O PS tem 25 parlamentares, o Bloco de Esquerda dois e o PAN um.

O plenário desta semana realiza-se entre terça e sexta-feira.

Lusa/Rádio Faial | Foto: Rádio Faial