A Assembleia Legislativa dos Açores vai realizar, na próxima semana, um segundo plenário ‘online’, depois de se ter reunido pela primeira vez de forma não presencial no início de maio, revelou hoje fonte parlamentar.
Desta vez, porém, os temas que vão estar na agenda parlamentar não serão exclusivamente relacionados com a covid-19, como aconteceu no plenário realizado entre 05 e 08 de maio, com uma ordem de trabalhos de 38 pontos, todos eles relacionados com o combate à minimização dos efeitos da pandemia no arquipélago.
A agenda de trabalhos desta nova sessão só ficará definida na próxima segunda-feira, durante a conferência de líderes que antecede o plenário, mas, indicou a fonte à Lusa, os deputados admitem discutir outros temas que não apenas os relacionados com a covid-19, tendo em conta que existem várias propostas e projetos pendentes a aguardar aprovação.
A Assembleia Legislativa dos Açores não se reúne de forma presencial deste fevereiro.
O plenário de março foi inicialmente adiado, devido à pandemia da covid-19, mas acabou por não se realizar nesse mês.
Em abril, os líderes parlamentares decidiram realizar um plenário ‘online’, atendendo às restrições nas viagens interilhas, que impediam que a maioria dos 57 deputados do parlamento açoriano se pudesse deslocar até à sede da Assembleia Regional, na ilha do Faial.
A sessão parlamentar só ocorreu, no entanto, na primeira semana de maio, com a agenda dedicada ao combate à pandemia.
O parlamento dos Açores é composto por deputados em representação de seis forças políticas (PS, PSD, CDS, BE, PCP e PPM) e ainda uma deputada independente.
Lusa/Rádio Faial | Foto: Rádio Faial