Segundo a declaração de situação de alerta em todo o território da Região Autónoma do Açores até 31 de março, declarada ontem, pelo Conselho de Governo, a Autoridade de Saúde Regional reiterou hoje a recomendação de adiamento até 31 de março, de deslocações, a qualquer título e de qualquer pessoa, da Região para o exterior e do exterior para a Região.
Na mesma nota pode ler-se que todas as pessoas que se desloquem do exterior para a Região, estarão sujeitas à resposta obrigatória de questionário da Direção Regional da Saúde a entregar devidamente preenchido no momento de chegada da aeronave à Região, podendo haver determinação de isolamento profilático por parte da Autoridade de Saúde, com vigilância ativa, durante 14 dias após o desembarque na Região Autónoma dos Açores.
A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.
As determinações do executivo açoriano entram em vigor a partir de amanhã, dia 13 de março. Foram tomadas em consideração pela situação de emergência de saúde pública, de âmbito internacional, relativa ao surto da doença COVID-19, classificado, pela Organização Mundial de Saúde, como pandemia.
RP/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados