A secretária das Obras Públicas e Comunicações do Governo dos Açores, Ana Carvalho, destacou hoje que o Plano e Orçamento da região para 2021 contempla um investimento de 12 milhões de euros na rede viária regional.
Segundo a governante, o atual Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, pretende dar “continuidade” aos “compromissos” assumidos na rede viária pelo anterior executivo açoriano liderado pelo PS.
“Ao nível da melhoria das acessibilidades e da construção, reabilitação e beneficiação da rede viária regional” o investimento “será superior a 12 milhões de euros, assegurando a continuidade dos compromissos que transitam da anterior legislatura”, afirmou.
A secretária regional intervinha na discussão do Plano e Orçamento da região para 2021, que está a decorrer durante esta semana na Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta.
Ao nível de investimentos na rede viária, Ana Carvalho deu o exemplo da construção da variante a São Roque e das intervenções no acesso entre as Furnas e a Ribeira Quente e entre as Furnas e a Povoação, em São Miguel.
Na ilha Terceira, acrescentou, o Governo Regional vai proceder à requalificação da estrada regional em São Carlos e no Faial irá ser feita uma reabilitação no largo Jaime Melo.
“Foram incluídos na candidatura nacional ao Plano de Recuperação e Resiliência [PRR], um conjunto de 10 empreitadas de construção de vias, localizadas em sete ilhas dos Açores, consideradas como variantes aos respetivos centros populacionais”, assinalou.
No debate, o deputado do PS Tiago Branco considerou ser “fundamental” existir uma definição do planeamento das intervenções no âmbito do PRR, alertando que o planeamento estratégico das obras públicas dos Açores ainda não foi apresentado.
Pelo PSD, Joaquim Machado enalteceu o Plano para 2021, “o maior de sempre para a ilha de São Miguel”, em que estão projetadas intervenções em escolas, creches e estradas, “em vez da propaganda feita no passado”.
Durante esta semana está a decorrer na Assembleia Regional, no Faial, a discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, que serão votados na sexta-feira.
Este são os primeiros Plano e Orçamento do Governo Regional liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.
O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é suportado no parlamento pelos partidos que integram o executivo e pela Iniciativa Liberal e pelo Chega.
José Manuel Bolieiro tomou posse como presidente do Governo dos Açores em novembro de 2020, terminando com um ciclo de 24 anos de governação do PS na região: de 1996 a 2012 sob a liderança de Carlos César; de 2012 a 2020 com Vasco Cordeiro na chefia do executivo.
Lusa /Rádio Faial | Foto: GOV