Trata-se do maior evento cultural, desportivo e recreativo da ilha do Faial e tem calendário cativo na agenda dos faialenses e dos inúmeros iatistas que aportam, anualmente, à ilha do Faial.
Pela segunda vez nos seus 46 anos de história, a Semana do Mar não se vai realizar, depois de também ter sido cancelada em 1998, devido aos efeitos provocados pelo Sismo de 9 de julho. A decisão foi tomada pela Comissão Organizadora, numa reunião realizada esta segunda-feira, presencialmente e por videochamada.
Os membros da Organização consideraram, desta feita, não estarem reunidas as condições higieno-sanitárias necessárias, para colocar de pé 10 dias de festa, no concelho.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, “a Semana do Mar é um evento que mobiliza não só os faialenses mas, igualmente, artistas, turistas e inúmeros visitantes do exterior, pelo que, nesta fase, ainda ativa de pandemia devido à infeção por Covid-19, é importante continuar a evitar ajuntamentos e grandes aglomerados que, naturalmente, a festa origina”, reforçou o autarca.
Por outro lado, “o Município tem de ser, também, um exemplo para as outras instituições que, ao longo de todo o ano e, em especial, nesta altura de Primavera/ Verão, organizam festas um pouco por toda a ilha e que também estão a fazer um esforço por cumprir as medidas que têm vindo a ser decretadas”.
José Leonardo Silva acrescentou, igualmente, que a verba que o Município pretendia investir na organização da Semana do Mar será afeta ao Fundo de Dinamização Empresarial, aprovado pela Câmara Municipal da Horta.
A marcha oficial da Semana do Mar, a cargo da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta, também vai acompanhar a organização da 46.ª edição, que transita, agora, para 2021.
Também na tarde desta segunda-feira, o Presidente da Câmara reuniu com a Comissão Náutica Municipal, tendo sido deliberado cancelar as regatas internacionais previstas para esta temporada, com o Presidente do Clube Naval da Horta a informar os membros da Comissão do cancelamento da Atlantis Cup – Regata da Autonomia.

CMH/Rádio Faial | Foto: CMH