Os grupos central e ocidental dos Açores vão estar sob aviso amarelo entre segunda e terça-feira, devido a precipitação forte e a agitação marítima, alertou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado enviado hoje às redações, o IPMA informa que, para as ilhas das Flores e do Corvo, o aviso devido a chuva forte vigora entre as 03:00 e as 09:00 de segunda-feira (hora local, uma hora a mais em Lisboa).

As duas ilhas do grupo ocidental serão afetadas por ondas de sudoeste, passando a noroeste, a partir das 15:00 de segunda-feira, prevendo-se que a agitação marítima acalme por volta das 18:00 de terça-feira.

Já para o grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa), a previsão aponta para chuva forte entre as 12:00 de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira.

Quanto à agitação marítima, o aviso para aquelas cinco ilhas estará em vigor entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira, prevendo-se ondas de noroeste, adianta o IPMA.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis e é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Lusa/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados